Fórum de Discussão Universitária



Os Fóruns de Discussão Universitário é um modelo de simulação da Organização dos Estados Americanos (OEA) feito uma vez ao ano pelo GEO, com o objetivo de trazer a realidade dos debates diplomáticos aos estudantes universitários, tanto de Relações Internacionais da Unesp/Marília quanto de outros cursos e/ou outras instituições de ensino superior. Trabalhando com temas de diversas vertentes e assuntos, que por sua vez são atualmente debatidos no cenário internacional, como exemplo, terrorismo, direitos humanos, armamentismo, educação, entre outros.


As simulações têm a pretensão de reproduzir com rigor os procedimentos, as regras e as formalidades do Organismo Internacional, sendo assim, os participantes devem ser estudantes do ensino superior, que passam a representar os países membros da OEA, e posteriormente serão divididos por delegações com o intuito de se posicionarem de acordo com a verdadeira política de cada país.


Uma simulação de Organizações Internacionais além de ser um método distinto para se promover o aprendizado de disciplinas como história e geopolítica ou desenvolver habilidades específicas como oratória e retórica, é também o reconhecimento da função social do modelo da OEA e da sua possível e necessária contribuição para a solução das questões que mais afligem as diversas instâncias de nossas sociedades.


Ao participarem de tais modelos, estudantes universitários têm a oportunidade de interagir em um ambiente único e de maneira igualmente especial. Assim como as organizações que simulam, os modelos também congregam a diversidade.

 
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.3QKb97nZ.dpuf