domingo, 5 de outubro de 2014

A importância do FDE em minha vida!



Participar do Fórum de Discussão Estudantil (FDE) foi, a meu ver, a experiência mais significativa que tive ao longo de todo o Ensino Médio. Foi uma experiência que mostrou como os conhecimentos que adquirimos na escola nos ajudam a entender o mundo e a lidar com ele.

Ao debater grandes temas da agenda internacional como se fosse representante de um país, pude colocar em prática conhecimentos adquiridos dentro e fora da sala de aula na tentativa de solucionar problemas e resolver conflitos que afetam todo o mundo.

No debate, pude também entender a importância do diálogo, pois há sempre opiniões e interesses divergentes, de modo que o segredo da diplomacia – e penso que da democracia também – está em respeitar a opinião do outro, mas, através do diálogo, conseguir adotar medidas favoráveis a todos.

O mais engraçado de tudo é que, de início, eu tinha muito receio em participar do evento porque, como sempre estudei em escola pública, achava que não conseguiria ter um bom desempenho nos debates, principalmente pelo fato de ter de falar em público. Mas participar dos fóruns me ajudou a superar isso, sobretudo por causa do incentivo de um grande professor, e acabei por participar dos três primeiros FDEs (de 2009 a 2011).


Em 2012, comecei a cursar filosofia na UNESP e nos dois primeiros anos de faculdade busquei dar minha contribuição ao GEO para proporcionar a mesma experiência que tive a outros estudantes do ensino médio, pois sei que os fóruns promovidos pelo GEO contribuem imensamente na formação escolar e mesmo na vida pessoal de muitos estudantes: é um tipo de experiência que fez toda diferença.

Relato concedido por Renato De Oliveira Pereira.

 
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.3QKb97nZ.dpuf