domingo, 28 de setembro de 2014

O FDE e as Relações Internacionais!



Conheci o GEO numa feira de profissões promovida por uma escola em Marília em 2012 e, nesta feira, participei de uma pequena simulação do que seria o FDE. Termos, regras e normas foram apresentados e mesmo não sendo muito familiares para mim, a cada minuto tinha mais vontade de participar do evento e fazer parte daquilo. Já dali, Relações Internacionais passou a ser o que eu queria estudar – até porque o vestibular já estava batendo na porta e eu ainda estava na dúvida.



Inscrevi-me com três amigas e desde o início, o GEO representou um desafio, a contar da formulação carta de apresentação até mesmo expor a posição do país durante os debates. Durante o FDE, enfrentei uma das minhas maiores inseguranças: falar em público. Mesmo quando eu queria isto parecia um monstro para mim, tanto que no primeiro dia do evento tive um susto. Eu achava que não conseguiria e ficava nervosa toda vez que minha delegação estava com a palavra. Só que desta vez, ao invés de desistir, resolvi enfrentar meu medo. Tudo no evento faz você sentir que realmente representa determinado país, então você quer dar o seu melhor!



No final do evento, eu não só tive a certeza de que Relações Internacionais era meu curso, mas também de que não é preciso esconder e ter medo de expor opiniões, principalmente quando todos estão dispostos a ouvir.




O impacto, então, foi além do que até eu mesma esperava e, como lembrança do FDE, levei, junto às minhas amigas, o título de melhor delegação do evento! (ganhei o de delefashion também hahaha). Foi uma experiência incrível ! 


Relato concedido por Mieny Nakamura, graduanda de Relações Internacionais da UNESP.

 
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.3QKb97nZ.dpuf